Alimentação saudável? O Guia alimentar “A Nova Roda dos Alimentos” lançada em Portugal pela Direção Geral da Saúde é um “bom conselheiro”!
Na Nova Roda dos Alimentos” estão identificados na “7 grupos de Alimentos que devemos consumir, os Cereais e derivados; Hortícolas; Frutos; Laticínios; Carnes e Pescados; Leguminosas e Gorduras e óleos, em diferentes proporções. Cada um destes grupos diferentes apresenta funções e características nutricionais específicas e diferentes também, daí a razão de deverem fazer parte da Alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si!
A eles há que associar a perspetiva nutricional, das 7 classes de Nutrientes como as Proteínas; Hidratos de carbono; Ácidos gordos; Gorduras hidrogenadas; Trans; Colesterol; Fitosterol; Vitaminas; Minerais; Fibras. Todos os Nutrientes são importantes e insubstituíveis porque têm funções diferentes no nosso organismo.
É importante interiorizar que as Proteínas (alguns Minerais e a Água) têm uma função construtiva (“Tijolos” do organismo); os Hidratos de carbono, Proteínas e Lípidos têm uma função energética. As Fibras, a Água as Vitaminas e os Minerais têm uma função reguladora (regulam os mecanismos no organismo e/ou permitem que outros Nutrientes sejam aproveitados.
Segundo a “Nova Roda de Alimentos que aboliu a “Pirâmide alimentar, uma boa Alimentação requer que a mesma seja completa, equilibrada e variada.
Completa, se comermos alimentos de cada grupo e bebermos água diariamente; Equilibrada se comermos maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menos quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendadas; e variada se comermos alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.
Para controlo de que porções de todos os grupos/classes devemos comer diariamente, é claro que a recomendação de técnicos desta área é importante.