Entre os séculos XIX e XX surge a 1ª forma de Turismo. Neste período a Madeira tornou-se rapidamente uma referência obrigatória para a aristocracia europeia que aqui fixou residência temporária, atraída pelas qualidades terapêuticas naturais da ilha.
Assim nasce a Madeira para o sector turístico.
Atualmente, devido à sua importância económica e social, o Turismo é um forte pilar para a economia e desenvolvimento da RAM, uma vez que constitui um mercado de excelência para os produtos locais, associando-se-lhe uma série de atividades, quer comerciais, quer de serviços de relevo.
O MERCADO DOS LAVRADORES – UMA SALA DE VISITA OBRIGATÓRIA!
Por sua vez o Funchal cosmopolita, é uma Cidade com características do Turismo Urbano- Cultural que permite seja feita a integração dos visitantes/turistas/excursionistas com a localidade visitada, “mostrando-lhes” a Cidade, vários factores Culturais relevantes, como, museus, conventos, jardins e edifícios emblemáticos, como o Mercado dos Lavradores, (edifício classificado em 1993 de Património de Valor Cultural Local pelo Governo Regional), entre outros lugares de interesse Turístico, pois todos eles retratam o “Modus Vivendi” da População Funchalense/Madeirense.
Assim, neste contexto real, é muito importante, uma vez mais, comemorarmos a nossa III edição do “Dia Mundial de Turismo no dia 27 de setembro, no nosso emblemático Mercado dos Lavradores, o ”lugar turístico” mais visitado em toda a Ilha, com uma “Noite de Fados”, a par de outras atividades da CMF, daí que queiramos contar-vos sobre o seu quotidiano.
O MERCADO DOS LAVRADORES TEM UMA ATIVIDADE TURÍSTICA INTENSA, SENÃO VEJAMOS:
O MERCADO DOS LAVRADORES tem mais de um PÚBLICO-ALVO, além dos Residentes e dos Estudantes vários (dos cursos profissionais também), tem os Visitantes/Turistas/Excursionistas que nos visitam durante a semana.
Dentro deste grupo temos o que com mais frequência vem ao Mercado Municipal, O GRUPO acompanhado pelas Guias Intérpretes, através das visitas organizadas pelas Agências de Viagens. Vem ainda um outro “GRUPO” sem acompanhamento (em Grupo ou não) que visita o Mercado dos Lavradores à sua conta, a seu belo prazer! Estes poderão pertencer ou não, ao fluxo da época alta dos Navios de Cruzeiro no Porto do Funchal, nos 1º e último trimestres do ano.
Fazem parte deste fluxo Turístico, OUTROS DOIS GRUPOS distintos que se deslocam à Ilha em trabalho, o GRUPO PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO (dos Media) nacionais e estrangeiros que com alguma frequência, por ocasião da visita ao destino Madeira, têm sempre um itinerário ao nosso Mercado, nomeadamente os Jornalistas que fazem as “PRESS TRIPS”/VIAGENS DE FAMILIARIZAÇÃO. Através delas, das VIAGENS DE IMPRENSA é feita a recolha de informação para promoção dos Sítios/Destinos para promovê-los no Estrangeiro. Os trabalhos são publicados em sites, revistas e jornais, blogs estrangeiros, entre outros.
No mesmo contexto de Promoção turística, (indireta) temos no nosso Mercado dos Lavradores, os PRODUTORES/REALIZADORES DE SÉRIES E PROGRAMAS TELEVISIVOS DE DIFERENTES CANAIS (Estrangeiros, nacionais e regionais) que se deslocam da mesma forma a este destino/lugar turístico para desenvolverem o seu trabalho, em prol da divulgação do Arquipélago da Madeira. Os trabalhos/filmagens publicitados posteriormente em vários formatos, poderão ser séries, documentários, spots publicitários, sites, blogs, entre outros transmitidos posteriormente nesses mesmos canais televisivos. Este é um trabalho desenvolvido e reencaminhado pela Associação de Promoção da Madeira e/ou outras Entidades Regionais que informam com antecedência sobre estes Eventos. Acontecem ainda alguns jantares e/ou almoços também de Operadores Turísticos neste Mercado dos Lavradores, entre outros de índole regional.
O Mercado dos Lavradores tem portanto, uma atividade turística promocional intensa, para além de, através dos Eventos que realizamos, pretendermos que estes promovam por si só, os seus Produtos Regionais e o Mercado em si, dirigido ao PÚBLICO-ALVO RESIDENTES.
“ O QUE É BOM PARA OS RESIDENTES É BOM PARA OS TURISTAS”
Fonte: Tese LRA
No “ Dia Mundial do Turismo, III edição 2017, a 27 de setembro, haverá uma Noite de Fados às 21 horas!