A Câmara Municipal do Funchal informa que está a dinamizar uma montra viva no Mercado dos Lavradores para apoiar os artesãos madeirenses e os pequenos empreendedores.
No dia em que este projeto arrancou, no dia 6 de setembro, em cerca de uma hora entraram 900 pessoas neste emblemático ponto de venda municipal. O artesão Dino Gouveia, reconhecido pela sua arte de esculpir madeira, foi o primeiro a encetar este conjunto de ações que pretende valorizar as artes madeirenses que estão em desuso.
Assim sendo, todas as segundas-feiras, das 9h às 13h, neste espaço durante o mês de setembro os protagonistas desta iniciativa serão o artesão Luís de Jesus, com a sua arte de trabalhar a madeira e brinquedos típicos madeirenses, já no próximo dia 13 de setembro; Na semana seguinte, no dia 20, será Maria Cecília Oliveira que fará as honras do certame, a bordar o icónico bordado madeira. Na última segunda-feira deste mês, no dia 27, estarão os três artesãos juntos a trabalhar a sua arte ao vivo.
A Autarquia informa que esta é uma oportunidade para que os pequenos empreendedores possam dar a conhecer o seu trabalho e os seus produtos num espaço de referência para os munícipes. Além disso, esta é uma iniciativa que pretende homenagear as artes tradicionais madeirenses, protegendo as mesmas e mantendo a identidade madeirense viva.
A calendarização e os parceiros convidados para o mês de outubro será divulgada em breve e poderá ser consultada nas redes sociais do Município do Funchal, e no sítio da Divisão de Mercados.
Em suma, esta ação desenvolvida pela Câmara Municipal do Funchal está em linha com a estratégia de valorização do Mercado dos Lavradores, aliando a cultura com os costumes madeirenses.